domingo, 12 de outubro de 2008

Carta ao secretário

Castelo ES, 11 de outubro de 2008

Caro Amigo Secretário de serviços urbanos do município,

Venho por meio desta, informar minha atual situação urbana, nesta por mim amada cidade. Mas primeiro feche os olhos e tente imaginar em qual bairro eu moro, vamos lá? Vou começar:

Onde moro a rua é de terra com umas pedrinhas brancas que vocês chamam de saibro, mas ela está igual mesmo a uma quadra de tênis de saibro, só que com muitas gretas, fissuras, buracos, lombadas, depressões, rachaduras, trincas, que não me permitem comprar uma raquete e bolinha para uma partida amiga.

Quando chove aí é que a geografia muda. O córrego Santa Mônica, passa bem na porta de casa em uma destas valetas, que vão ficando cada vez mais profundas a cada mau tempo (e olha que chuva tá difícil), lá em baixo na esquina ele encontra com o seu afluente da margem direita, que vem da rua de trás, aí vira um belo rio, me faz lembrar a pororoca do rio amazonas! Pena que minha prancha de surf fica lá em Itaipava, se não eu juro que me arriscava. Quando a tormenta passa, as plantas ficam felizes, mas os seres humanos que querem subir este morro não. Toda lama vai parar lá no meio da rua. Os carros passam e dá para ver direitinho a marca dos pneus enlameados no asfalto, dá pra saber direitinho quantas pessoas passaram por ali no dia. Pra subir, tem carro que acelera rápido, tem carro que sobe de ré, sem o carona, tem gente que volta com medo e tem aqueles que nem vêm, não querem se misturar com a lama!

E quando seca, aí melhora né? Negativo aí vem a poeira e que poeira. Você já viu como venta aqui em cima? No mês de agosto dá medo, são rajadas e mais rajadas de vento cheias de poeira, que sobem e entram em todas as frestas das telhas e das fechaduras das portas, como é bonito! Faz-me lembrar à patagônia. Todo mundo fica com cara de poeira, a roupa, o prato, o sofá, este teclado de computador que escreve e até mesmo o gato, coitado ele tem umas manchas brancas, azar da genética!

Eu particularmente, acho os fenômenos lindíssimos, mas pergunta a minha empregada se ela está gostando? Pergunta a do vizinho? Não sei nem se elas vão querer falar, sabe como é, as empregadas são vergonhosas perto de uma autoridade como o senhor. Á, já ia me esquecendo, também tem o lixo. Lembra que eu ligava todo mês porque o pessoal do caminhão de lixo não subia aqui, pois é, agora eles passam, mas é uma vez por semana. Sabe o que acontece? Você já cheirou dentro do caminhão de lixo? Não, então nem precisa é só vir aqui em frente de casa. Os Gambás, grandes companheiros já estão acostumados. Não sabe qual casa? É a que tem umas dez sacolas na porta que agora nem na porta ficam mais, sabe o porta lixo? Aquele que fica na calçada? Enferrujou e quebrou de tanto esperar. É muito peso, poeira e lama, ninguém agüenta, nem mesmo ele que é de aço!

Pronto senhor secretário já pode abrir os olhos. O senhor pensou que eu estava a falar do interior do Piauí? Mas não meu amigo. Eu estou aqui a seiscentos metros de onde você trabalha e a menos de um kilometro da sede da prefeitura. Qualquer hora destas, vocês já estão convidados para virem aqui. Para tomarmos uma cervejinha e batermos um papo, tá bom? A vista é linda, dá para ver os parapentes voando no céu, o pico forno grande, dizem até que é bairro de rico! Vê se pode? Mas só um lembrete. Não venham de roupa branca por causa da sujeira e nem de barriga cheia tá. É por causa do cheiro!...


Atenciosamente.



Arawãkanto’i Tapirapé

2 comentários:

Unknown disse...

Para vc ver né! Isto acontece até em bairro de rico, não é?! Até os ricos sofrem.... Ainda bem que a Hilux tem tração. rsrsrsrsr

Unknown disse...

Gil, esta sua última crônica sobre o português está ótima. Porque não tenta publicar ela em alguma revista ou um Jornal, quem sabe o A Gazeta ou o Jornal de Castelo. Um dia tive um comentário meu publicado na revista isto é dinheiro sobre o conflito Bolívia-Brasil em relação ao Petróleo. Foi só um comentário mas não custa vc tentar.
Acho que sua última postagem está com problemas pois não deixa espaço para comentários... Agora deixa eu ir para área... Meus Parabéns...