quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Vamos lá corruptos brasileiros


Vocês leram a seguinte manchete esta semana: “Brasil sobe no ranking da percepção da corrupção”, viram né? E acharam normal? Como estamos acostumados com notícias nada corruptas de corrupção!

Mas o que mais marcou a semana foi a convocação da seleção, a crise econômica dos Estados Unidos e as babás flagradas em filmadoras judiando de crianças, pois bem, aqui neste veículo de comunicação que não é sensacionalista e muito menos corrupto, esta informação não passará sem ser problematizada.O Brasil que no ano de 2001 era o número 46 da lista (quanto mais distante mais corrupto), passou para número 80 em 2008, ano passado éramos 72. Isto na Análise de 180 países. O que é bem próximo da totalidade do Mundo.

Porém o que realmente me comove nesta notícia é ver a desorganização dos corruptos de nosso País, que crescem de forma constante, mas lenta, muito devagar, vamos acelerar! Geralmente os indicadores de avaliação de como anda a economia, educação e saúde às vezes sobem, às vezes estacionam e algumas vezes dão uma caidinha (sendo bem brasileiro) e olha que é o objetivo de nosso País, melhorar estes índices para sairmos de uma vez por todas das malditas nomenclaturas: subdesenvolvido, 3º mundo, País em desenvolvimento, País emergente. Para que chegue o sonhado dia em que nossos descendentes lerão no noticiário que o Brasil entrou para o G13, junto com África do Sul, China, México e Índia. Claro! A Rússia não entrou recentemente? Não era só G7? Aí poderemos tirar o progresso fraseado em nossa bandeira e deixar apenas a ordem, para as coisas se manterem no mesmo rumo e em ordem, mas vocês corruptos brasileiros não vão deixar não é?

Vocês tem uma estruturada rede de organização que abrange 5.500 municípios, principalmente nas cidades com menos de 10.000 habitantes, onde não há água, estrada e luz. Já a muito tempo vem contratando mais profissionais, investindo em Marketing pesado nos telejornais e contaminando suas famílias com este sentimento nacionalista de corrupção, fiquei sabendo que até já existe um hino, que só é cantado após as 18:00 horas e nos fins de semana nos churrascos corporativos. Estão fazendo o certo, senão, daqui um pouco vão ficar que nem a Dinamarca, Suécia e Nova Zelândia, que ficaram nos primeiros lugares. Os corruptos de lá se acomodaram com o frio, deixaram a barriga crescer e esqueceram de agir. Deu no que deu. Até os compadres hermanos latino americanos como o México e a Colômbia pararam de crescer e estão atrás da gente rumo ao primeiro lugar é um absurdo! E a colômbia e seus cartéis? Agora querendo dar de bonzinho? O que é isto corruptos Brasileiros, marquem uma reunião urgente em Bogotá, inclusive com a presença da FARC, para render mais notícia.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a nota dada pela Ong transparência internacional que fez o estudo. Isto mesmo, também é dada uma nota. No ano 2001 foi 4, já neste ano caiu para 3,5, o que é isto companheiros! A nota esta caindo, daqui um pouco vocês vão repetir de ano. Veja só, não Já acharam candidato a vereador que não sabe ler? Político que não reconhece a própria assinatura? O próprio vídeo? O próprio grampo? Teve até aquele que desafiou nossas inteligências ganhando centenas de vezes na loteria? Tem até deputado que não tem casa própria? Tá vendo eu já falei para vocês estudarem mais, daqui um pouco tá todo mundo reprovado. Vamos levantar esta nota! Liguem para as Associações, para as cooperativas, para a moçada dos “esquemas” para fazerem umas rodas de estudo, quem sabe uns aulões particulares com os mestres no assunto. Quem sabe com corruptos experientes do Haiti, Iraque, Somália que ficaram nos últimos lugares, lá todos têm mestrados e doutorados no assunto.

Só to falando isto, pois me preocupo com vocês. Não perco um noticiário. E quando vejo que um de vocês foi parar atrás das grades, ou são algemados, fico constrangido. Afinal de contas tanto esforço nas prefeituras, nas câmaras, no senado para acabar preso sem poder agir, sem desfrutar de todo o acúmulo de capital das negociações, das licitações, das solicitações? Que sacanagem! Vocês viram o Rafael Corrêa presidente do Equador, não viram? Já mandou a construtora brasileira Odebrecht sair de lá, pois estavam alegando corrupção de funcionários públicos e outros desvios. Estão querendo ficar mais ainda na frente de vocês, não querem que vocês encostem. Tá vendo, vocês já não são mais os mesmos, até no Equador vocês estão sendo descobertos. Quer saber de uma coisa vou é torcer pra outro time! E para um que ganhe de goleada!




Gilberto Granato

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações sobre Preenchimento de Olheiras bh