terça-feira, 19 de agosto de 2008

Sete homens sete destinos


Pelo título, talvez você pensou se tratar de um filme. Pois não é nome de filme de ficção que por sinal já seria clichê, mas é um documentário da vida estrelado por pessoas de carne, osso e sonda exploradora nas mãos.

A internet é um grande meio de informação e de entretenimento para quem sabe usar. O correio eletrônico é o seu protagonista, perfeito, pois se envia quando quer (inspiração), lê quando quer (paciência) e responde quando quer (criatividade), nenhum outro meio é tão cômodo quanto este, mas o problema é que a maioria das pessoas também não sabe usar. São aqueles: fw:..., fotos sem graça e pervertidas, oportunidades inanimadas e informações fúteis, que se disseminam como tiririca em grama em época de chuva. Fico feliz, quando alguém manda uma notícia interessante, fala da vida com clareza, envia um convite para um dia sair da rotina, uma sugestão pertinente e faz tudo isto sem abreviar as palavras mostrando todas suas consoantes e vogais com direito a exclamação e ponto final. Um grande amigo lá de Macaé mandou-me um desses, que fazem você sair inspirado e cheio de idéias, foi aí que lembrei de um episódio lá do norte fluminense...

Saímos de Campos dos índios Goytacazes com destino a arraial do Sana – Rio de Janeiro. Fundada por suíços, existe desde 1820, com belezas naturais, rios, cachoeiras, montanhas e mata atlântica que circundam toda sua localidade. Os viajantes eram Gilberto, Cabelinho (o transgressor), Jason (o velho), Chuck (o jovem), Digão (o conquistador), Pirulito (o gordo) e Duda (o espirituoso). Todos estudantes de odontologia que tinham a amizade e a facécia aventureira em comum. Chegamos em Casimiro de Abreu (porta de entrada) à noite e não tinha mais ônibus para o arraial, eram 26 km, pensa que desanimamos, andamos meia maratona, com direito a uma imaterial e talvez ufóloga carona em um reboque até o camping, que se chamava Jamaica, com boa estrutura, rodas de capoeira e outros cientistas procurando ovinis. Nossa principal atividade era acordar e seguir a trilha para a mais conhecida queda d'água do rio Peito de Pombo do Sana, a Cachoeira Mãe, que leva este nome em razão de sua semelhança à imagem de Nossa Senhora, a mãe de Jesus (foto), onde dava para desbravar a mata, pegar um sol (pirulito não tirava a camisa) e pular de uma altura de 12 metros em um poço de águas claras (pirulito não pulou), comíamos na casa dos outros em fogões de lenha e juntávamos nossas economias, ou melhor, as dos pais, para dividir um garrafão de vinho a noite e contar as histórias do dia em um clima ameno de floresta.

Mais de dez anos se passaram, todos se tornaram excelentes profissionais e vivem dignamente da arte de suas mãos, além disto, Gilberto recentemente inaugurou “O Crotidiano” e deixará algumas estórias para as futuras gerações. Rodrigo Marques, após amanhecer dentro de seu carro todo roubado, mudou de vida, é casado e pastor de igreja evangélica em vitória, só bebe cerveja sem álcool. Wagner Pizzol é sabedoria popular em vida, um dos habitantes mais velhos da terra, conta elas com maestria, engabelou uma bonita moça com a qual se casou e vivem juntos em Aracruz ES, gosta de música e orquídeas. Leonardo Reis é casado, nômade, adotou uma cadela de rua e vive na ponte aérea Niterói – Austrália. Rodrigo Maurício ficou careca (nada contra), tem uma filha com belas sobrancelhas para atuar em qualquer filme de Almodóvar, é casado, fiel e se distrai vendo a vida embaixo d’água nas águas claras de Macaé. Fabiano Fonseca, emagreceu, hoje é forte e faz caminhada na praia esporadicamente, casou e é um exímio pescador e provavelmente nunca lerá este texto. Eduardo Ottoni, casado, foi o primeiro pai, grande escritor, empresário, ainda se aventura em terras do centro-oeste atrás de mais histórias e continua com problemas de esquecimento.

Tentei buscar alguma poesia de Fernando Sabino ou Vinícius de Morais, para finalizar este texto, mas as histórias destes homens não acabaram. elas continuam, assim como as águas daquela inesquecível cachoeira...


Gilberto Granato.

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Gil,enorme memórias...ri do início ao fim do texto do SANA,mesmo sabendo que não é piada...
Cara, fiquei feliz com a notícia do OTTO,não sabia de nada...ja vou comprar um carrinho para quando vc vier...com cereza será um PEUGEOT ou um RENAULT..heheheheheh Dê os parabens a Dra....

Abraço
Digão.

Unknown disse...

Cara, quando bati o olho na foto lembrei de do SANA na hora. E vc ainda falou que continuo com problemas de memórias. Esta foi muito boa. como o nosso amigo anônimo(digão) disse, eu ri do início ao fim.
Com certeza, muitas águas vão rolar ainda.
Valeu bro, continue assim!

Anônimo disse...

Maneiro,Gil, eu nunca fui no Sana mas tinha maior vontade de conhecer.
Ouví falar que tem uma passagem secreta(ou subterrânea, não sei direito)que vai dar lá em Machu Picchu.
Parabéns pelas aventuras.
Beijos.
Michele

Unknown disse...

Esqueceu de um detalhe em teu excelente texto:
gilberto(ranzinza e ocioso),que agora vai ser pai de Otto(nossos parabens)
Do mais meu irmão,tambem rimos do inicio ao fim e não e engabelei ninguem e sim embebedei.
beijos jason

Rodrigo França disse...

Caro Gilberto, parabéns pela iniciativa e pela excelente memória.
Eu também ri do início ao fim!
Gostaria de acrescentar dois momentos:

Naquela marcha (sem fim) saindo de Casimiro rumo ao infinito, em alguns momentos entravamos em crise pois nos deparávamos com encruzilhadas e ai olhavamos uns aos outros, o tempo passando e faziamos uma avaliação do solo para verificar qual caminho estava mais marcado pelos pneus e dai decidiamos qual caminho seguir.Acertamos todos.

Outra observação foi na cachoeira quando depois de muuuuiiito... contemplarmos sua escultura divinal e os saltos dos nativos decidimos pelo salto kamikaze e fomos todos (inseguros)ao abismo(Profundidade que se supõe insondável e tenebrosa).
Não me lembro da ordem dos saltos mas não me esqueço do Wagner preocupado em garantir sua eternidade ciente de que precisaria transpor parte da pedra durante o salto para alcançar as águas imprimiu exagerada força e quase caiu além das águas.
Depois desse prodígio o velho(agora um garoto) resolveu abusar e desceu a cachoeira de barriga meio que imitando o super-homem e foi de cara na água tomando um tapa no pescoço que o deixou sem voz o resto do dia!

No mais eu termino desejando a Paz de Cristo a todos que lerem esse recado e parabenizando o casal Gilberto e Mithian pelo nascimento do herdeiro Otto.
Um abraco a todos!
Kblo de Cristo