quarta-feira, 6 de agosto de 2008

E o frio se foi...


Se fizermos uma pesquisa entre os brasileiros sobre qual estação do ano é a preferida, não será difícil de termos como campeã e talvez com uma boa margem de vantagem o verão. Claro, País tropical, abençoado por Deus, diz uns de nossos hinos... Mas desculpem-me os gripados e os tropicalistas confesso que depois de trinta e dois anos, comecei a ter uma grande recaída e um imenso prazer de viver o inverno.

Ainda haverá locais que ele permanecerá, mas na cidade que moro, está localizada um pouco acima de cem metros do nível do mar e sua intensidade já começa a perder força, portanto fico saudoso buscando informações climáticas das pessoas que vem de locais mais altos ou nos telejornais, como se buscasse um objeto perdido.

É nesta ocasião do ano que nossos corpos são tomados por uma vasoconstrição, que afeta diretamente o nosso dia a dia e o nosso humor. É o tempo de reunir a família e os amigos para uma confraternização e o motivo pode ser por exemplo: o dia da árvore, dia da caridade ou o dia de combate a hipertensão arterial. Não importa, o clima ameno é um bom motivo para um bate papo movido a uma bela macarronada, uma polenta com queijo na panela de barro, um fondue com vinho tinto, uma feijoada com caipirinha e samba é claro! E doces, afinal é época de morangos, que são cosmopolitas e fazem qualquer parceria ficar gostosa.

No tempo frio a nossa corrosão é menor, você chega à sexta-feira e seu corpo não sentiu tanto o desgaste do trabalho, você economizou água de seu organismo na transpiração e acabou contribuindo com a natureza. Deu mais bom dias, fez menos caretas, trocou menos de roupa (alguns tomaram menos banho), dormiu melhor, viajou com a família procurando mais frio, leu mais, reclamou menos, se você é solteiro arranjou um par e se é casado muxoxou mais com a esposa, já observou que no frio ela não reclama tanto dos chinelos fora do lugar! O professor falou mais baixo com seus alunos e vice e versa, a rua ficou mais calma no sábado de manhã, os metrosexuais e as mulheres adquiriram mais peças da coleção inverno e as abelhas tiveram menos trabalho em buscar o néctar das flores, pois também é uma época florida, que digam os ipês, que guardam suas flores para esta estação.

Agora com a chegada do intempestivo calor, só nos resta transpirar um pouco mais, acordar mais vezes durante a noite, usar menos roupa e reclamar em qualquer balcão de padaria do calor, mas daqui um pouco esqueceremos o frio e começaremos a pensar nos benefícios da estação quente. Nós fomos feitos assim, graças a Deus: eternos insatisfeitos super adaptáveis. Que digam os velhos índios e sua maneira adaptável de pressentir o frio:

Com a aproximação do inverno, os índios foram ao cacique perguntar:- Chefe, o inverno este ano será rigoroso ou ameno? O chefe, vivendo tempos modernos, não tinha aprendido como seus ancestrais os segredos da meteorologia. Mas Claro, não podia demonstrar insegurança ou dúvida. Por algum tempo olhou para o céu, estendeu as mãos para sentir os ventos e em tom sereno e firme disse:- Teremos um inverno muito forte... é bom ir colhendo muita lenha! Na semana seguinte, preocupado com o chute, foi ao telefone e ligou para o Serviço Nacional de Meteorologia e ouviu a resposta: -Sim, o inverno deste ano será muito frio!Sentindo-se mais seguro, dirigiu-se a seu povo novamente:- É melhor recolhermos muita lenha... Teremos um inverno rigoroso! Dois dias depois, ligou novamente para o Serviço Meteorológico e ouviu a confirmação:- Sim... Este ano o inverno será rigoroso! Voltou ao povo e disse:- Teremos um inverno muito rigoroso. Recolham todo pedaço de lenha que encontrarem, teremos que aproveitar até os gravetos. Uma semana depois, ainda não satisfeito, ligou para o Serviço Meteorológico outra vez:- Vocês têm certeza de que teremos um inverno tão rigoroso assim?- Sim, responde o meteorologista de plantão. Este ano teremos um frio muito intenso.- Como vocês têm tanta certeza assim?- É que este ano os índios estão recolhendo lenha pra cacete...


Gilberto Granato

Um comentário:

Unknown disse...

Gil, my love, seus textos estão ficando muito bons, esses com um toque de humor ficam melhores ainda, acho que vc tem um um lado cômico muito legal.