terça-feira, 12 de agosto de 2008

O que as crianças andam dizendo


Criança é um ser maravilhoso, puro, divino e super sincero!

O forno grande é o segundo maior pico do Estado do Espírito Santo com 2039 metros de altitude. Ele também dá nome a uma comunidade do município de Castelo, que se caracteriza assim como o município, por ser formada de descendentes de imigrantes italianos, pela produção de café e se distingue de outras devido aos seus habitantes estarem sempre com as bochechas rosadas pelo frio e poderem cultivar o morango comercialmente devido ao clima.

Uma família de lá chegou a clínica (é só olhar as bochechas) para trazer uma pequena para o atendimento odontológico. Estava com condições de saúde bucal ruim e traumatizada de tratamentos anteriores. Sempre tive uma boa desenvoltura, com toda modéstia, no atendimento a crianças. Com uma boa conversa, demonstrações de confiança e é claro a promessa pela mãe de um picolé de brigadeiro no final; chegamos depois de semanas ao fim do tratamento com sorrisos dos pais e beijinho na bochecha do titio. Ganhei uma bonita caixa com outras pequenas dentro de morangos da pequena e perguntei:
- Foi você que plantou estes morangos?
- Não.
- Foi você que ajudou a pegar?
- Não.
- Quem é que plantou então?
- (Ela apenas apontou para os pais)
- Você gosta de comer morangos?
- Não.
- Por quê?
- porque meus pais falaram que tem muito veneno!!!

Os dois próximos episódios foram com a pequena Julinha de três anos. filha da minha cunhada Michele. Julia é uma futura freguesa destas lojas de cosméticos que tem por aí. Sua Mãe (como boa freguesa) vem estimulando a sua aptidão pelos batons de cor rosinha e de lilás, não vivi sem um. E se algum forasteiro quiser dobrá-la é só prometer um outro, mas, por favor, não mude a cor, sob o risco de ser repudiado. Dia desses, na casa de sua Avó. A vovó teve a grande idéia de esconder o seu batom (isto é coisa só de tio fazer!) que havia ganho recentemente, resultado: choro e soluços. Sua mãe comentou dia desses, que o telefone tocou em sua casa e como vem sendo de costume e por não estar próxima, Julinha atendeu:
- Alô, É quem?
- Alô Julinha! É a vovó Vera! Sua mãe ta aí?
- Tá bom, tchau! (e colocou o telefone fora do gancho embaixo do travesseiro até a sua mãe depois de um bom tempo encontrar.)

Outro dia, foi ao cinema de Castelo, para ver um filme de Didi Mocó Sonrisal Colesterol... que por sinal foi homenageado em vida, no último festival de gramado. Ultimamente a pequena vem se impressionando e tentando entender a relação namoro e beijo. No filme, provavelmente deve ter passado alguma cena do tipo namoro pré juvenil e aí surgiu a necessidade, sempre precoce, comum das mulheres em relação ao homem:
- Mãe?
- Que é minha filha.
- Compra um namorado pra mim?
- Minha filha, namorado não se compra se conquista!
- então mãe, conquista um namorado pra mim!!!

E para terminar esta do Mario Prata...

Claudia tinha seis anos. Seus pais se separaram. O pai arrumou outra namorada e a engravidou. Resolveu ter o filho, Foi contar para a Claudia, filha do primeiro casamento.
- Filinha, o papi quer te contar uma novidade.
- Ahn...
- Você vai ganhar um irmãozinho.
- A mamãe tá grávida?
- Não, filinha. É com a minha namorada.
(Claudinha fica intrigada. Seis anos!)
- Mas como é que você vai ter um filho com a Fernanda se vocês não são casados?
(O pai se embaraça e saí pela tangente)
- Sabe o que é, filinha, a cegonha errou a data, entende?
- Cegonha papi?
- É, errou a data... acontece!
- Papi, eu estou achando que você andou colocando uma sementinha na Fernanda!!!!!


Gilberto Granato

2 comentários:

Unknown disse...

Agora estou com dúvidas se devo continuar a comer morangos!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gil, pra mim essa foi a melhor até agora(é claro que não poderia ser diferente,pq vc falou do meu docinho)ainda bem que vc não mencionou os beijos escondidos enquanto a Dindinha dormia, pois isso seria muito comprometedor para minha pequena Julinha.
Parabéns de novo e sempre!!!
Te adoro,beijos.
Michele