segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Professor Penido, 564


Programei uma visita a Tocantins. A princípio, para rever a família e poder acompanhar a uma partida do meu segundo time do coração o grandioso Itararé Esporte Clube (1935), onze vezes campeão da zona da mata mineira, onde meu avô e tios fizeram história. Mas o alvi-rubro este ano não colocou o seu scratch para jogar, mas a família resolveu unir o seu, para uma bela feijoada, destas com direito a tudo do porco e sem a necessidade de brigar pelos melhores pedaços.

O palco do evento não poderia ser melhor, me desculpe o ex...-prefeito, que deve ter sido um bom homem: Corrado Roberti (atual nome da rua), mas a rua se chama para os saudosos e conservadores: Professor Penido. Que um tio admirador do flamengo, das plantas e do silêncio, disse se tratar de um imigrante que ajudou muito a alfabetizar os cidadãos Tocantinenses. Rua calma e que tem cheiro de sossego. A sacada da casa de número 564, construída pelo meu avô, reformada pelos conhecimentos de engenharia de meu tio dentista e que já foi, se não é, a maior e mais exuberante varanda da cidade, camarote dos carnavais e mirante do mau ou bom tempo da região. Recebeu vários ilustres cidadãos para uma confraternização.

O dia começou conforme o combinado com o abrilhantado ouro olímpico das meninas do vôlei, a partir disto: Ióió aqueceu a gigante panela e ansiosa gesticulava, João cachaça tomava, Pedro um cigarro de palha pitava, Vera tricotava, Natália um belo corpo apresentava. Maria José argumentava, Bebeto se alimentava, Rafael reprisava, Marco sua barba coçava. Sabrina noivava, Andressa namorava, Samira compartilhava, Luquinha brincava, Mariane sorriso dava. João raqueteava, Roberta perfumava, Roninha relembrava, Terezinha observava, Enrico em futebol pensava. Bernardinho alegrava, Renato cochilava, Dedé me vigiava e Mítian se esbaldava...

A vida é como um globo cheio de bolinhas, igual a estes de sorteios. Ele gira, gira e o sorteado pode ser você. A minha vida também foi assim. Dentre milhões de bolinhas de diferentes sensações a minha foi apalpada e nela vinha escrito em letras garrafais: Generosidade, Reciprocidade e Amor e dentro dela estava escrito: Família Granato.



Gilberto Granato.

5 comentários:

Sá Granato disse...

Que bela descrição!!!!
Vc deveria estar na rede globo menino!
Obrigada por nos fazer sorrir,foi um dia sensacional!
Bjos de toda a família!!!!!
Tá chegando(30 dias).......

Anônimo disse...

Gil, São os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular.
Estou feliz e emocionada.
Parabéns pelo Blog!!!
Beijos, Tia Gogoia!

Anônimo disse...

Obrigado por ajudar a proporcionar para essa família esse dia maravilhoso.
Com certeza ficará marcado para cada um de nós.
Abraços.

Rafael e Mariane.

Anônimo disse...

PRIMEIRAMENTE, A MENINA Q VC TANTO ELOGIOU, E ATÉ FOTO TIROU... NÃO FOI CITADA NESTE BELÍSSIMO TEXTO... COMO VC FAZ ISSO GIL???? HAHAHAHA!!!! ESQUECERAM DE MIM!!!!! (SNIF! SNIF!)
ENFIM, A SUA VINDA AQUI E TB A DA MÍTIAN, FOI UMA COISA MARAVILHOSA... FICAMOS TODOS MUITO FELIZES POR REVÊ-LOS E PELA CONFRATERNIZAÇÃO!!!!
AGUARDAMOS ANSIOSOS A CHEGADA DO CASÓRIO PARA NOS REUNIRMOS DE NOVO...

ABRAÇOS,
NATÁLIA E ENRICO


OBS!!!fUROU COM A GENTE, NÉ? NÃO AGUENTOU A PRESSÃO DA CERVEJA E ACABOU DORMINDO, NÉ? KKKK!!!

Natália Carvalho disse...

Valeu Gil...

Abraços, e até o casório!!!
Natália