quarta-feira, 30 de julho de 2008

O canário e a rolinha


Compartes, Hoje irei falar da vida em que já sonhamos pelo menos uma vez na vida. Da vida no ar! Claro voar, quem nunca sonhou em voar? Por que o Super-homem se tornou tão famoso pelo mundo? Porque voava, oras bolas! Mas não falarei destes seres sem alma, mas sim de pequenos seres, que foram munidos deste dom e o homem ainda insiste em privá-lo, talvez por inveja ou por egoísmo por não ter asas (dizem que alguns têm). Tem até um ditado que diz que “Deus inventou o pássaro e o Homem inventou a gaiola”. Vou me ater ao comportamento de dois integrantes deste mundo: A rolinha e o canário.

Faz parte da minha rotina, duas vezes ao dia, colocar canjiquinha e água para os pássaros em uma casca de árvore, presa em uma casa de pássaro, feita de galhos de café. Pássaros, quer dizer, a visita das rolinhas e dos canários. Nem os pardais se aproximam, as cambaxirras vêm apenas cantar e as andorinhas, bem-te-vis e anus brancos, observam este banquete só de longe. Se um passarinheiro (que nome horrível) souber que falei banquete, ficará extremamente contrariado pela minha ignorância, pois em um site destes criadores diz, por exemplo, que a alimentação certa para os pássaros em processo de reprodução é a seguinte: Alpiste 50%, painço amarelo 30%, senha 10% e niger 10%. Além disso, ministrar ração de codorna pura adicionando "proprionato de cálcio" à base de 1 grama por kilo de ração. Que realmente deve ser uma delícia! Muito melhor que os insetos, sementes e frutas.

Os dois protagonistas deste texto são bem diferentes, começando pela sua classificação. Os canários são classificados como pássaros, já as rolas são pombos e os representantes desta ordem não são pássaros, porém aves, como as galinhas. O canário, bípede canoro mais popular do Brasil, uma verdadeira paixão nacional, tem a coloração amarela, sendo a fêmea um pouco mais acinzentada, já a columbina (gênero) pra mim é tudo igual! O canarinho, apesar de extinto em algumas cidades, ainda é comum em cidades do interior, já a rola (que nome) está em qualquer pracinha do mundo, que tenha um bom velinho, para alimentá-la. Os amarelinhos por terem muitos de seus parentes vindos do exterior (ilhas canárias) na hora de se alimentarem são discretos, chegam geralmente sozinhos, em dupla (não necessariamente o casal) ou em trio comem o que precisam, piam (para agradar), bebem sua água e seguem o seu dia podendo voltar mais tarde. As rolas (nativas da América) chegam em bando, não piam, são mudas? Ou tímidas para falarem? Devem ter um estômago elástico ou um problema compulsivo alimentar estimulado pelo homem. Não param de comer! O espaço que têm para se alimentarem é pequeno, portanto brigam entre si e tentam afugentar os canários, que sabiamente dão uns dribles e conseguem comer. Quando a rolinha (desculpe as repetições) se empapuça entra em um estágio de transe e não sai mais do lugar, o que a leva a fazer suas necessidades no próprio local, que descompostura! (os canários entre eles devem comentar e repudiar tal ato), afinal: “Não reclames do cocô das pombas. Agradeça à mãe natureza não ter dado asas às vacas...”

Os canários parecem que sentem mais sede, pois os vejo bebendo mais água (talvez pela sua vida mais atlética, perante o sedentarismo das rolas). A obesidade e o comodismo das rolas, acaba levando-as a serem presas fáceis para ximbico (predador nato), na maioria das vezes em que pega um pássaro, ou melhor, uma ave.

Todas estas diferenças na verdade são meras observações, já que trato igualmente dos dois e sou muito grato a eles, por virem todos os dias a minha casa e tornarem este ambiente mais alegre e imaginário com suas presenças.

E você já olhou os pássaros hoje?

Um comentário:

Anônimo disse...

Acabo de chegar da pedra da cebola depois de um passeio de patins com a minha filha e vi o parentes maiores da rolinha, os pombos, vi gansos, patos, pardais, mas os nossos amigos canarios, estes devem ter se mudado para castelo fugindo da poluição daqui.
Mudando de assunto, o passeio no rio negro ainda é um desejo meu, se for me dá um toque antes para que eu possa planejar!
Parabéns, está escrevendo bastante e bem einh, amigo!
Fui...........