segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Quesitos de carnaval

Conheço um lugar que preenche todos os quesitos necessários para uma escola de samba chegar ao título sem dar chances para as adversárias. E neste Domingão de sol após alguns atrasos e contratempos, reunimos alguns integrantes e convidamos o Johnnie (Walker) e o Feijão (tropeiro) para ficar no nosso camarote.

O quesito comissão de frente é sempre nota dez. Saúda o público com uma trilha de terra que vai se estreitando virando em muitos momentos uma mão única, com buracos simétricos, alagadiços coordenados e focos surpreendentes sobejantes de mata atlântica. O samba-enredo é o mesmo de todo ano, mas mesmo assim não enjoa os ouvidos, é poético. O refrão é um chuá constante, facilitando o canto, que entra pelos ouvidos removendo todos os ruídos remanescentes da obra daqui de frente de casa. Está sempre em harmonia com o enredo.

No quesito harmonia não tem pra ninguém. As diferentes culturas procuram a melhor sombra e por ali ficam cada um na sua. A “sua” tão exigida, agradece. Todos cantam juntos com o puxador. A evolução é um bloco coeso, sem falhas entre as alegorias, o verde e o homem de forma maciça, que vai crescendo à medida que as horas passam sem tumulto entre as alas. O conjunto é contíguo, adjacente, uniforme. Cada um bate um papo na figura carnavalesca do outro promovendo uma bonita interseção.

A criatividade e a qualidade do material utilizado é singular no quesito Alegoria e adereços. Tem os sem chinelos, os que esquecem o chinelo, os que tomam banho de short, de blusa, de calça, que não tomam banho (alegoria mais difícil) e os que abusam dos convidados, como Johnnie, por exemplo. A bateria e sua cadência em harmonia com o samba-enredo são nítidas. O conjunto de sons emitidos pode variar de acordo com a empolgação dos integrantes, não tem recuo não, é direto, sem paradinha até o final. O mestre-sala e a porta bandeira ficam atrás das águas da queda, é possível no máximo observar o mastro da bandeira da agremiação se você for bem atento.

E o enredo? é campeão. É o melhor roteiro de viagem para quem anda gostando do carnaval mais na teoria do que na prática. O tema é a cachoeira alta (foto), vai lá pra você ver vai.

E não esquece o tamborim.


Gilberto Granato
(Cachoeira alta – Estrada Castelo/Cachoeiro ES, estrada para São Vicente).

Um comentário:

Unknown disse...

E o Otto, o que achou do samba enredo???
Bela pedida para o Carnaval...