sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A origem das espécies

A esposa há um tempo atrás não agüentava mais ouvir falar disto, mas confesso que nunca tinha visto tantas evidencias explícitas das teorias do senhor Charles Darwin. O cidadão era tão formidável que logo que digitei o seu nome, o computador prontamente me corrigiu para eu me retratar e colocá-lo devidamente em maiúsculas. Toda esta minha profunda análise partiu de uma de suas frases celebres: “O homem ainda traz em sua estrutura física a marca indelével de sua origem primitiva”.

Tenho marcas evidentes de involução, veja bem; Minha barba tem falhas, falo demais em rodas sociais, vejo muita televisão, não sabia trocar uma tomada até poucos dias, domingo não saio de casa (evolucionismo social), ainda compro CD’s originais, como mais do que preciso e gosto de dormir no chão. Mas a evolução das coisas ficaram mais claras, após o nascimento de meu filho, ali vi tudo explicadinho; Na genética, nos genes, na hereditariedade, nas barbas do profeta...

Os outros mamíferos em menor grau de evolução, seus filhos nascem e suas rotinas paternas modificam-se pouco pelas gerações, agora nós não. O meu filho nasceu e minha cônjuge automaticamente me colocou uma pressão externa forte, para tentar modificar rapidamente os meu genes, e conseguiu. Para você ter uma idéia, neste momento ela saiu em busca de caça (hortifruti) e eu fiquei aqui. Já dei mamadeira e fiz o pequeno dormir. O homem modifica seus hábitos e comportamentos, ao longo da história, a fim de sobressair (olha a reforma ortográfica aí!) na seleção natural. E não é preciso ir longe para confrontar esta evolução, é só analisar uma ou duas gerações acima de nós, que só pegavam os filhos após os seis meses de idade e atos hoje “banais” como: trocar fraldas, mamadeiras, fazer dormir, eram inimagináveis! Eles desconversavam na hora, mas não era culpa deles. Era a herança genética de seus Tatatataravós barbudos.

Veja bem a minha cunhada. Por sinal bela cunhada. Estamos sempre dando uma força quando ela precisa, mas quando precisamos de ajuda, ela ajuda, mas quem tem que insistir bastante é a sua irmã, minha esposa, geneticamente parecida com ela. E ela (cunhada) para proteger o seu clã, seu partido, sua descendência a fim de favorecer a permanência deles na terra, ajuda. Agora se sou eu sozinho que peço, nem pensar, afinal não temos parentesco genético, não dependemos um do outro para os futuros descendentes, mas é inconsciente eu sei é a luta pela vida!

Minha cadela. Está em franca evolução. Antes seus antepassados caninos, passavam dias atrás de caça, abrigo e fugindo de seus predadores. Uma vida dura cheia de pêlos. Mas minha cachorra agora vem sofrendo mutações genéticas céleres para pegar comida das mãos das crianças que veem (olha aí a reforma) a minha casa, não se contenta com o canil, prefere de madrugada sorrateiramente subir no sofá da varanda e quando chegamos enfurecidos em vez de correr e se refugiar, deita de barriga para cima e abana o rabo, é mole? Não é mole não, é cromossomial é a seleção natural.

Minha empregada também está nessa. Antes ela vinha todo dia cedo, mas agora que abriu um botequinho que serve bebidas e tira gostos na beira da estrada, anda chegando mais tarde e sempre tem argumentos evolucionistas e da moda do tipo: rio cheio, ponte que caiu, escola do fulano, doença do ciclano, loucura da beltrana, mas não é culpa dela é darwinismo puro. Desta forma ela gera mais renda para seus familiares e assim eles teem (olha a reforma de novo, também existe a evolução lingüística) mais chances de deixarem mais semelhantes na terra. Tá no DNA meu biólogo leitor, não fui eu que inventei.

Este texto, por exemplo, ficou muito grande. Para um cidadão ainda em evolução fica chato de ler, pois ler está em involução. Preciso evoluir nisto também parágrafos menos evolucionários, menos pronomes, transmutar as pontuações e me atentar para a publicação de idéias, pois assim como Darwin a publicação delas podem significar a demolição de minha reputação e consequentemente a minha ruína.

Acho que vou procurar um Parapsicólogo especialista em genética.

Quando estiver curado escrevo de novo.


Gilberto Granato.

Um comentário:

Unknown disse...

Esta foi boa!! rsrsrsrsr.
Parapsicologo especializado em genética?