sábado, 2 de maio de 2009

3x2

Quarta-feira atlético leitor. Se você torce por um time de futebol que tenha boa zaga, meio de campo que toca a bola e um atacante que resolva o negócio. È dia de sentar em frente à TV e torcer por ele para quem sabe levantar algum caneco (com duplo sentido e com colarinho por favor). Agora se a zaga tá batendo cabeça, o meio de campo é pipoqueiro e o atacante só fica na noitada, provavelmente ele não chegou as finais de nenhum campeonato, então aproveite o tempo para terminar de ler aquele livro que está pesando as costas do criado mudo, ou coloque o sono em dia, pois o meu esteve seriamente ameaçado esta semana.

Tudo porque o todo poderoso Corinthians (meu segundo time depois do Itararé de minas gerais), vinha de uma série invicta de 25 jogos. E quando perdeu era o time reserva que jogava ou merecia ter ganho. Então estava mal acostumado, igual a marido que não precisa arrumar as malas antes das viagens ou colocar o cobertor aberto na cama antes de dormir (invejo isto), pois a consorte ta lá mantendo a invencibilidade. Sentei no sofá esperando mais uma boa atuação, para logo em seguida dormir com os anjos, pera aí, torcedor dorme é com as anjas, para amanhã poder ficar vendo os noticiários esportivos sem constrangimento algum.

E o Juiz apita. O time lá do Paraná pressiona. Èh! Futebol é assim mesmo, uma hora você é pressionado e outra hora se torna pressionador, nem que seja por alguns minutos. Mas esta hora não chegava e toma o primeiro gol. Você pensa vou mudar de canal, mas não. Torcedor que é torcedor apóia o time em hora difícil, e bola na cabeça.... E toma outro gol, acaba o primeiro tempo, aí você fica o intervalo todo, logicamente sem ver os melhores momentos, que na verdade são os piores do seu time, pensando em ir dormir enquanto há tempo ou esperar por aquela virada histórica e ver a história ao vivo. Opto pela segunda, e logo nos primeiros minutos... É gol! Mas do adversário novamente. Neste instante você sai do decúbito dorsal e se senta. A partir daí você pensa no amanhã como será? Há muito tempo não levava uma destas, respira fundo, começa a fazer calor (tá frio) e sai para tomar uma água ou tirar dependendo da descarga de adrenalina, para se possível na volta seu time tenha feito unzinho pelo menos, para te acalmar. E não faz. Seu sono já era, o que os amigos vão dizer? E a minha reputação de torcedor invicto? Dormir com uma goleada na cabeça? Agora é tudo ou nada. Começa-se um monólogo com a televisão em voz alta, bem alta, todo mundo dorme (sono profundo) em casa. É quarenta do segundo tempo e você tenta se enganar, que no jogo de volta dá pra reverter o resultado e tenta relaxar para ver se o sono vem, pois amanhã tem o trabalho, mas seu time começa a pressionar (lembra do início do parágrafo?). E aos 40 sai o primeiro, beleza! Você senta de novo, nada de água, nem para sair, nem pra entrar. Faz novos planos, prospecções, análises. E aos 47 ele faz outro. Aí você grita, dá berros, soca no ar, faz aquele dedo feio para os jogadores do outro time bem na tela da TV, euforia particular.

Meu time perdeu, mas submergiu honestamente, com dignidade, amanhã posso levantar a cabeça e respirar o ar da perseverança e aguardar um troco bem dado na próxima Quarta.

Só que amanhã já e hoje entende?

Futebol é foda!

E dá uma falta de sono...


Gilberto Granato.

Nenhum comentário: