sábado, 25 de abril de 2009

manobras radicais

Olha só como é que são as coisas. Minha consorte tava normal, tudo estático, de repente sua barriga começou a crescer do nada. E cresce, cresce, meu deus vai estourar! Rola pra lá, rola pra cá e quando ela já não agüenta (o computador insiste no trema) mais, nasce um menino, veja só que loucura! Sei que é menino, pois tem um elemento para fora parecido com o meu, que por sinal também rola pra lá e pra cá durante o dia. Aí ele vai crescendo (é o menino não se preocupe), crescendo, crescendo e parece que não agüenta mais ficar na mesma posição, então começa a rolar para lá e para cá, igual à mãe fazia, igual o pinto faz.

Tem um cidadão chamado Newton, que falou que qualquer corpo em repouso tende a manter-se em repouso. É a tal da inércia, só que aqui em casa esta lei não pegou não, os corpos aqui saem do repouso para o movimento em questão de segundos. Veja só o piripipi, pipi, piripi, habibi, farofa, zog zog, ou se preferir apenas Otto, que é o nome que está na sua certidão. De um dia pro outro começou a sair do repouso e a querer se virar sozinho, do tipo ficar autônomo sabe, os especialistas dizem que é a “bebescência”, uma fase alvorotada que antecede o “mamãe”. Nesta etapa ele fica anti-inértico, querendo segurar a mamadeira sozinho, falando um dialeto próprio, dando uns pinotes no berço antes de dormir e se arriscando na geometria espacial. Não entendeu? Eu explico.

Uma turma lá da babilônia, dividiu o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e inventaram o grau. Esse negócio sim, pegou aqui em casa, tem tudo a ver com o pra lá e pra cá, com o pinto também. E meu filho que já não é mais um bebê entrou nessa efetuando ângulos agudos com sucesso, logo em seguida uma fase muito rápida de retos e finalmente o raso de 180º. Foi o ápice de sua conquista, permaneceu tentando esta manobra por vários dias, mas não se conteve, afinal é a bebescência a flor da pele. Passou a fazer parte do seu dia chegar a um ângulo completo360º. E nesta semana conseguiu. Foi bem na hora em que eu dei uma saidinha sabe? Pra tirar o pinto da inércia entende e Bum! Tava lá meu pequeno no chão, de uma altura de mais de meio metro (o que deve corresponder ao primeiro andar de um prédio para um adulto como newton), com o seus 360º completos. Com o nariz sangrando um pouco é bem verdade, o queixo e os lábios arranhados também. Mas com êxito total. Agora tá com o nariz meio inchado, meio pra lá, meio pra cá, mas tenho certeza que no fundo, no fundo ele está preparando alguma coisa mais inovadora, de frontside, grind, flip, fakie pra qualquer hora dessas colocar em prática novamente, vai saber....

Tento conversar com ele já nos seus 5 meses de idade, dos prá lás e pra cás da vida. Mas ele? Não dá ouvidos meu paternal leitor. fica só rindo achando graça de tudo que falo.

Coisas da bebescência!



Gilberto Granatoº

Um comentário:

Unknown disse...

Este é o homem botando pra fora sua baba de forma literária. Papai babão é normal. Fica orgulhoso até quando o filho cai de cabeça no chão.