segunda-feira, 20 de abril de 2009

Lady Laura

Na semana passada, queria andar de ônibus, veja só, andar de ônibus. Ficar ali no ponto esperando aquele retângulo de quatro rodas sem saber qual pegaria, observando o vendedor de amendoins, a estudante de shortinho bem apertado, o sono do trabalhador e talvez alguma história de rabo de ouvido de uma vida capixaba qualquer. Estava órfão meu amparado leitor. Órfão de sentimentos. Querendo remover aquela nata de cima do meu cálice e mexer um pouco com a colher, para ver se levantava alguma mistura mais colorida.

E levantou. Tanto que estou borrado. Tudo, por ficar horas sentado e admirando as novidades daquelas coisas milimétricas e maravilhosas que acontecem dentro da boca, de apreciar um pouco mais os amigos, de encontrar sujeitos e sujeitas se é que existe esta palavra, que andavam escondidos no quintal desta cabeçinha pouco condimentada, de ver que minutos e anos às vezes podem ter quase a mesma idade. De ver o meu Otto girar e rolar com o cabeçalho de sua doce vida, de tatear a pele curtida e cheia de marcas de minha mãe e de meus queridos tios. Até aí tudo bem, dava para pegar um canudinho e sugar todo o excesso deixado por estas sensações. Mas o que borrou tudo foi o Robertão.

Puta que pariu o Robertão! Já tinha falado com pouco afeiçoamento sobre ele (com eufemismo, por favor) em algumas de minhas crédulas crônicas. E derrepente estou lá. Cheio de anseios guardados dentro de mim dos dias anteriores, prestes a serem catalisadas em frente aquele palco, por aquela bela e competente orquestra e seus lindos arranjos, aquela voz concisa e honesta, em uma série de canções bem escolhidas para agradar os corações saudosos dos cachoeirenses bairristas. E eu estava lá, na fileira “i”, de insano, infermo, inócuo ouvindo e vendo, confesso que em alguns momentos, com a vista um pouco turva por um líquido que insistia em brotar dos cantos de meus olhos, imaginando o que sentiriam aqueles outros mais consumidos pelo tempo. Envolto pelas melodias e pelo um mar de lembranças. Sai dali, como saio quando conquisto grandes desafios, sem fala. Vi as estrelas caírem do céu, vi os meus pedaços espalhados pelo chão, estou juntando todos novamente é bem verdade e espero que amanhã a coisa já esteja bem colada novamente, para quem sabe voltar a se espatifar qualquer hora destas novamente. Incomoda um pouquinho, mas faz um bem danado!

Desculpe o clichê barato.

Mas se chorei ou se sorri. O importante é que emoções eu vivi...



Gilberto Granato
(Lady Laura – melhor música do show de 50 anos de carreira de Roberto Carlos. 19 de abril. No dia de seu aniversário, no dia do índio, no dia do batizado de Otto, no dia que o Corinthians foi para a final do paulista após uma dupla vitória sobre o São Paulo, no dia em que fizemos contato...)

4 comentários:

Tia Gogoia disse...

Oi Gil, tudo em paz?
E meu afilhado,sobrinho,neto o grande Otto continua sugando a mamãe Mítian?
Eu tinha certeza que você iria fazer um comentário sobre Lady Laura.
Para fechar com chave de ouro o inesquecível dia 19 só mesmo com o Rei Roberto Carlos.
Até hoje estou emocionada!
Beijos para todos, Tia Gogoia.
Saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Além de todas essas "datas" em dia só, tb foi dia de Santo Expedito - o santo das causas impossíveis (assim estava na rede).
Bijs, sua consorte
Xibé.

Anônimo disse...

Caro amigo emotivo,

Parabens por ter participado de um momento historico(show do rei),mas o que vc andou procurando(sentimentos),nao foi o Robertao q te proporcionou ele serviu como ëmpurrao"",pelo contato familiar qe vc teve(mae,tio...)que ha muito almejava,pois todos nos sabemos da importancia de senti-se protegido(acalentado) pela familia mesmo que inconscientemente nao admitamos.Enfim voce esta amadurecendo,revendo valores que voce poderia achar sem importancia(esta ,ate, se emocionando com Roberto Carlos>para quem adorava sonic youth,modhoney,nirvana etc) e com nascimento do bolota ai sim muda tudo,haja emoçao.
Velho! a vida é conhecimento eterno,um aprendizado constante,é a quebra de paradigmas,é a forma politica de viver bem e respeitar o outro(mesmo que vc ache que ele esteja errado),"é chorar e sorrir mais o importante EMOÇOES VIVER",mas tudo bem dosado(sem fanatismo) parafraseando apostolo Paulo" tudo vos é permitido mas nem tudo lhe convém..."

Parabens pelo batizado do Otto.
Inté em brevi...

Anônimo disse...

Ah,ia esquecendo de uma frase muito importante.."uma cerveja antes do almoço,é muito bom pra poder ficar pensando melhor",valeu
Jason