sábado, 20 de dezembro de 2008

Os inventores

Em uma fração de segundos, e pronto! Temos mais uma invenção neste mundo cheio de inventores, algumas ralas é bem verdade. Porém outras emblemáticas e marcantes desta concorrência desigual de Qi’s e falta do que fazer.

Vejam bem meus ocupados leitores. A lingüiça. Sim, esta arquitetônica figura, cópia de nosso interior. Um dia um cidadão qualquer, cansado de comer o lombo, a costela, as coxas, resolveu pegar as tripas de um animal (provavelmente um brunodonte). E com as próprias mãos embriagadas de mesmice, resolveu agrupar os restos que os mais frescos não comiam. E pronto. Encheu e colocou na fogueira (na época não existia fogo) e tava lá o patrimônio imaterial da culinária cultural brasileira. O abre-alas do churrasco. A lingüiça.

Depois vieram os “desproteicos”. Que cansados de lutar em vão, ou seja, de lançar suas armas e colocar os corpinhos “nus” para brigar, inventaram o bumerangue. Isto mesmo, hoje patrimônio histórico dos aborígenes australianos. Uma arma que virou brinquedo e que não pegou nas praias da América do sul. Vira e mexe é relembrado sem o estrelismo de um sabichão, mas com a categoria de um sabe-tudo.

E a cesárea? Minha nossa, imagina a primeira. A mulher lá, gritando, berrando, uivando esperando abrolhar suas sementes e derrepente, depois de doze horas de muita gritaria, aperto de barrigas e rezas não catalogadas. O cirurgião em questão pega uma navalha ali do lado da pia, bem perto do sabonete velho e corta a barriga da mãe, para ver se a criança sai por outro lugar. Pois é, deve ter sido assim o inventor da cesárea, um sábio, um verdadeiro concordato da humanidade.

Mas agora o tal do jornalista “Muntazer al-Zaidi” que em plena derradeira entrevista no Iraque. Resolveu tirar os sapatos e lançá-los sem precedentes na história mundial em direção ao carnívoro e imperialista Jorge “W” Bush (presidente reeleito dos EUA. Ato extremamente ultrajante na cultura árabe) em uma coletiva de achaque, no Iraque, merece o Nobel, o Oscar, o Latin Grammy Awards, o prêmio do bairro. É gênio, tem Qi fora do comum. É um dos maiores inventores de 2008. Fez a retrospectiva como manda a história.

Ali ba ba!.... Meu querido sapateiro de araque!



Gilberto Granato.
(Depois de historicamente ficar uma semana sem escrever).

2 comentários:

oca maluco disse...

fala gilberto
estou em rio branco a caminho das festas natalinas no sul e , pasme, aqui a internet foi inventada, nao tao antiga como a linguiça, mas lá em cruzeiro, a tal da internet ainda nao decolou de tal forma que nao consigo acessar o blog de ninguem...alias, lá inventaram um treco tri-legal...o fogo!grande abraço na familia e no oto

Unknown disse...

A falta de escrever deve ser em parte culpa do Otto. O papai babão não sai de cima.
Agora o cara do sapato; que imagem linda aquela. Melhor só se tivesse pegado no meio da cara do Bush. Pena que o filho da puta é bom de esquiva.
Gil, aonde estará no dia 2 de janeiro????
Vou para Arraial do Cabo e estou pensando em dar uma passadinha aí dois dias antes. Se estiver em Piúma melhor ainda....
Cara, olha a palavra que eu terei que escrever aqui em baixo na Validação de palavras. BOKET. É isso aí!!!! Fui!!!!!