sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Belicosidade

Isto mesmo. Não sei o que é. E não tenho a menor idéia do que seja. Mas meu primo, priminho, filho do meu primo, sabe. Escreveu no alto dos seus dez e alguns anos a mais, em uma poesia. E bem no segundo verso da segunda estrofe lá estava ela. Fruto, ou melhor, furto da língua portuguesa, que me deixou prosaico, absorto, encafifado mesmo, para não parecer que estou querendo covardemente revidar na mesma moeda.

Recusei-me a ir ao pai dos burros. Achei melhor decifrá-la por minha conta e não foi difícil não, era óbvio! O leitor já fez nhoque alguma vez? Pois é. Tente fazer, sabadão à tarde, se aventure, vai ver que é um negócio dos mais difíceis, até mesmo para os que acham que sabem cozinhar. Pois o segredo do nhoque é o que? Hein? A belicosidade oras. Na hora de juntar a maçaroca de batata ao trigo, para dar a liga, passo fundamental do processo, se for trigo demais, vira nhoque de trigo e se vai de menos vira uma pachaca entre os dedos. Portanto para os mais sabidos. O nhoque caseiro para chegar ao ponto ideal é necessário que o operador encontre a belicosidade perfeita. Resolvido?

Talvez não. Meus leitores são exigentes e não se convencem à toa. Pois saibam que o termo era utilizado na década de cinqüenta, aqui mesmo no Brazilzão. Toda moça que naquela época queria casar-se, era fundamental manter as aparências, portanto além da educação e da descrição, a forma contribuía muito para fisgar o bom partido, porisso era injurioso ter uma barriguinha. Èh! Aquela que sai um pouquinho da cinturinha e às vezes cai pra fora da vestimenta, constrangindo a pobre coitada e que hoje perdeu a inocência e virou rotina no litoral na época do verão. Que no homem se chama pança, que na moda se chama bojo, que na gostosa da academia de ginástica se chama pneuzinho, que na gravidez se chama ventre e que naquela educada década se chamava belicosidade.

Matei a charada.

Muitas belicosidades pra você!

E por favor, não consulte o dicionário.


Gilberto Granato.

Um comentário:

Unknown disse...

Explica-los-ei o sentido original da palavra. Belicosidade deriva do termo bélico, de guerra e pode ser traduzido na sua mais simples e comum forma na seguinte frase:
- Durante a faculdade eu fiquei com várias belicosidades!!!
Está ou não está explicado...