quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FAX

Depois que Graham Bell inventou o telefone, daí pra frente virou bagunça. Hoje a evolução dos aparelhos telefônicos impressiona e assusta, fazem de tudo. Confesso que o último grande susto que tomei (pois hoje não entendo mais nada) foi com os aparelhos de Fax. Que avanço! Até hoje não sei como um aparelho daqueles passava um texto, uma imagem, um rabisco pra outra cancha em que tivesse um similar. E depois só pra confirmar tinha aquele telefonema pra perguntar: E aí chegou? Pois era intrigante imaginar por onde todas aquelas letras sairiam e chegariam a jato, por aquele fio fininho engatado na parede.

Na infância ter Fax era coisa séria. De empresa séria, gente séria, coisa de adulto... sério. Quem tinha um destes em casa, era porque tava em plena ascensão social. Ficava ali na sala, para que as visitas pudessem ver, em cima de um móvel próprio, feito sob encomenda e com uma flanelinha marrom a postos para um limpeza imediata em caso de poeira. Era a chave da esperança. Se você quisesse arrumar um bom partido, era só interromper a conversa e dizer: Preciso passar um Fax! Pronto era casamento na hora. Pra conseguir um bom emprego era só balançar a cabeça positivamente, quando viesse a pergunta: Sabe passar Fax? Os carteiros temeram pelo pior, os colecionadores de selos também, os burocratas nem se fala. Com o tempo o termo foi sendo hostilizado, e hoje passar um Fax, é o resultado final do que comemos.

A última grande invenção realmente foi o Fax. Hoje nada mais me impressiona. Nem terremoto, Tsunami, dinheiro na cueca, preço da cerveja na praia, playboy da Flávia Alessandra, leite com abridor, meu filho tentando subir na mesa... Tanto que comprei um. Contra a corrente da internet e dos anos 2000, contra as previsões meteorológicas e astrológicas, contra os ecologistas e a todos, que diriam: Fax pra quê? Sem nenhum sentimento. Um marco na minha história, o obelisco da minha infância, a baliza final da minha psicologia mal resolvida.

Agora já posso pensar com carinho naquele fazedor de suco instantâneo.



Gilberto Granato, ainda não passou nenhum FAX.

Um comentário:

Unknown disse...

Agora dá licença que eu vou passar um fax....