domingo, 21 de março de 2010

Novela

Brás e Gilda iam comer churrasquinho. Na verdade quem queria comer era Brás. Tinha visto em uma matéria na TV um local que fazia de todos os tipos possíveis. Era algo ainda inédito no relacionamento do casal, mesmo depois de vinte e seis anos juntos. Gilda não queria ir. Coincidia com o antepenúltimo capítulo da novela, não podia perder. Mas Brás foi convincente, durante a semana que antecedeu o evento, fez questão de acompanhar pontualmente os capítulos da novela ao lado da esposa no sofá. Deixava de ler primeiramente o caderno de esportes do jornal, só para saber no segundo caderno dos acontecimentos que iriam ao ar mais tarde na trama das oito. Onde meticulosamente ia palpitando o que já sabia, e desta forma, ia conquistando a confiança da consorte, para uma bela noite de churrasquinho no sábado. Até que o dia chegou:

- Então amor, você vai querer de quê?
- Nada não, pode comer eu já comi em casa.
- Gilda! Viemos até aqui para comermos juntos, por favor!
(Gilda pega o cardápio e olha em silêncio)
(...)
- Querida enquanto você escolhe, vou pedir um de camarão com provolone tá?
(silêncio)
(...)
- Acho que não vou querer nada não, garçom me vê um picolé desses de maracujá!
- Que é isto Gilda! Nem pensar. Garçom pode deixar, me faz um de coelho que ela já vai pedir.
- Não vou Brás, eu te disse que não queria vir.
- Mas meu amor, deixamos tudo certo em casa para poder vir, coma um só, não custa nada.
- Custa sim! E não me chame de meu amor, coma o seu e me deixe em paz.
(neste momento Gilda sai bruscamente em direção ao banheiro)
(...)
- Gilda você demorou?
- É, o banheiro estava cheio.
(Brás notou que estranhamente Gilda parecia mais conformada e levantara a mão chamando o garçom)
- Ué? Você não queria nada e agora vai comer?
- Sim. Garçom me vê um vegetariano sem farofa, por favor, que eu já volto.
- Pera aí, Aonde você vai novamente?
- Vou ver como se faz o churrasquinho.
(...)
- Gilda! Faz meia hora que estou aqui te esperando!
- É, eu me entreti com a briga do Antônio com a lar..., ou melhor... com a dona do estabelecimento.
- Gilda! Você estava vendo a novela?
- Não, quer dizer eu...
- Estava vendo a novela sim! E eu aqui com cara de bobo, traído, enganado, sem ter mais o que escolher no cardápio, com todos me olhando com cara de pena Gilda, e você vendo a carambola da novela?
- É que eu...
- É que nada Gilda! A partir de hoje não programo mais nada para os fins de semana, você pode ver esta maldita novela o quanto quiser. Eu vou é beber no bar do Geraldão. E garçom! Me vê a conta o mais rápido possível, por favor!

(os dois entraram no carro e permaneceram em um silêncio desconfortável até chegarem em casa, lá tomaram banho e foram deitar. Brás inconformado, disse que dormiria na sala, mas antes fez questão de tirar uma única dúvida que o consumia por dentro.)
- Gilda! Só me explique uma coisa:
- Porque o Antônio brigou com a Lara?


Gilberto Granato

2 comentários:

Unknown disse...

O vício é isto aí!!! Será que isto está acontecendo no morro da formiga em Castelo também???

Unknown disse...

O vício é isto aí!!! Será que isto está acontecendo no morro da formiga em Castelo também???