domingo, 11 de abril de 2010

Conversando com o sol 2

- Olá sol?
- Opa! Quem é?
- Sou eu lembra? nos falamos uns anos atrás.
- Perdoi-me meu filho, é da terra não é?
- É, ainda é meu amigo. Este ano chegaste mais cedo a minha face?
- Pois é, estou perdendo o controle das coisas, tá uma bagunça aqui em cima, mas já não é a primavera?
- Não. Estamos no outono.
- É, filho da terra, às vezes sinto a cabeça quente demais...
- É, tenho percebido.
- Opa! Tens um filho?
- Sim. Como sabes?
- Estes dias vocês não estavam lhe mostrando a lua?
- É mesmo. Mas é que...
- Eu sei, é que a lua é mais bonita, brilha, não faz calor, tem um monte de figura que só vocês observam dentro dela. Ninguém reclama de lua, é lua pra cá, lua pra lá... E quanto a mim? É só reclamação, me tiram o equilíbrio hidrostático.
- É que ultimamente tá ficando muito quente e...
- Tá sim! E vai ficar muito mais!
- Calma senhor sol.
- Senhor uma ova! Eu sou um astro e não vem com essa conversa fiada não. Pois você só se lembra de conversar comigo, quando bato na sua cara antes das seis da manhã, aí você vem com esta conversinha descabelada, vai limpar este olho remelento menino!
- Pera aí grande astro! Eu o respeito.
- Pera aí nada. Vou chegar quando quiser: no inverno, verão, no meio da noite, no meio do seu banho, no meio do seu chopp, quando achar que devo e pronto! Pois agora, vocês vão ver quem manda. Vocês ainda não conhecem a ditadura celestial. Lembra do Big Bang?
- Sim, mas...
- Pois é. Fui eu. Vou acelerar minhas partículas de hidrogênio, condensar as de hélio, mexer em uns cantos aqui que estão meio enguiçados, vai ser gás e plasma pra tudo quanto é lado e vocês v...
- Vou fechar a cortina.
- O quê? O que é isto?
- É um pano na janela que não permite a passagem de luz.
- A é?
- É! Esfrie a cabeça, ou melhor o núcleo meu amigo. Tchau!
- Pera aí! Era só brincadeira... Explica melhor esse negócio de cortina. Ei! Volta aqui....

( o sol anda mudado)



Gilberto Granato

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Gil, procurei e o encontrei, será que se lembrará de mim?
Fomos vizinhos em Jardim da Penha - Vitoria- vc era terrivel, inteligente, briguento, hahahah!
Seus amiguinhos de brincadeiras eram David e Daniel.
Passaram-se 17 anos e nunca mais trocamos noticias.
E sua Mãe - Dedé? como está?
Mande-me noticias de voces por favor.
meu e mail é negasantista@hotmail.com
Cleide