domingo, 6 de junho de 2010

Kibe

Stanislaw chegava de sua hora de almoço. Porém muito tarde. O que lhe rendia o incomodo de seus companheiros de trabalho:

- Cacete stanislaw! Onde você estava?
- Fui almoçar ué!
- Mais almoçar como? Já passam das três!
- Almoçar ué! Não pode não?
- Mas companheiro, o nosso horário de almoço é até as uma.
- Mais hoje fui até as três.
- Mas como assim?
- Até as três porra! Não se pode mais comer um quibe em paz?
- Comer o quê?
- Um quibe.
- Pera aí. Se levou mais de três horas pra comer um quibe?
- Mais qual é o problema nisto?
- Quibe se come rápido Stanislaw!
- A é? Então porque no Oriente Médio ele é um bolo de carne moída, temperada com ervas, que pode ser cru, cozido ou frito. E é um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria e Iraque, e também comum no norte da África, na Turquia, na península arábica e em parte do Cáucaso, como na Armênia, e o escambau!
- Sei lá poxa!
- é porque é importante meu amigo. Se não, não estava ali na esquina, e na outra, e lá no fim da rua de mantenópolis.
- Aonde?
- Deixa pra lá. Quibe é universal meu amigo. Todo mundo come. Eu, você, o cara lá de mantenópolis.
- De onde?
- Não importa caçarolas! O que importa é que todo mundo entende, quando não se vai ao trabalho porque se comeu um quibe.
- Stanilislaw! Não quero te chatear não, mas nesta fábrica todo mundo é demito por qualquer coisa: consorte doente, reunião de escola, enchente...
- Não importa. Quibe todo mundo entende. O formato, o tamanho, e os ingredientes é claro, que variam muito nos diferentes tipos de quibes. Mas no Iraque existe um tipo de quibe onde a massa (crosta) é feita de arroz, chamado de Kubbat Halab. Também no Iraque, outro tipo de quibe é feito com a massa de carne e trigo, no formato arrendodado e chato, chamado de Kubbat Mosul. Finalmente existe um tipo de quibe assírio/iraquiano, onde o quibe é misturado e depois cozido com tomates e temperos, e que...
- Stanislaw!
- O quê?
- O chefe tá te chamando.
- È pra já!
(stanislaw abre a porta decido, convecido e calmo de que tudo estava sobre controle. O chefe diz: Você está demitido! Stanislaw fica sem reação, os segundos passam, a porta bate, stanislaw está no olho da rua.)
- Stanislaw estava enganado e não come mais quibe.
- Fim



Gilberto Granato, gosta de coxinha.

Nenhum comentário: