domingo, 16 de maio de 2010

Tyrone

Fui. Eu, o pequeno Otto e meu joelho inchado. Fomos à banca de revistas, que atualmente é parada obrigatória; Do carro já se ouve o grito “backaia”, que traduzindo seria “backyardigans”. São cinco bichinhos coloridos cantantes e dançantes, que despertaram a empatia do meu filho. Uma parada no banco, outra para ver o au-au (que mais pra frente entenderá que é o cavalo) e champignon. Isto mesmo meu leitor, domingo com champignons para sair da rotina.

Cogumelo comestível, pertencente à família das agaricáceas, que no século passado tiveram uma richa muito grande com a família dos poaceae (milho em conserva) e com as do Arecaceae (palmitos) e dali pra frente nunca mais se falaram e ocuparam o mesmo lugar no prato. A crise se deu, pois o filho mais velho da família cogumelo, clã nobre, esnobe, meio metido a besta, que detinham muitas posses, andava se engraçando pra cima das filhas do Seu palmito e do Senhor milho verde, trabalhadores natos, humildes, que não tinham filhos homens e prezavam pela castidade de suas filhas, que passavam o dia inteiro a produzir conserva para encher latas e vidros vazios. Que resumindo, seguiu-se uma disputa infinda pelas terras do strogonnof alheio (região que fica entre a terça e a quinta-feira), que se perpetua de geração em geração. Mas bem, voltemos ao champignon. Que no fim da história perderam muitas terras pros concorrentes, fazendo com que o preço do alqueire chegasse as alturas! Depois de uma revista, outra dos “backaia’s” e o jornal, me sobraram poucos tostões, voltar em casa? Nem pensar o joelho sujeito muito ranzinza, poderia achar ruim. Entrar em uma mercearia contra a vontade do joelho, e sob o risco de meu filho atacar a sessão de uvas e não ter o suficiente para o pagamento, seria bem constrangedor. A solução foi procurar moedas embaixo dos tapetes, das poltronas e dentro de compartimentos nunca dantes explorados dentro do carro. Por fim, a muito custo, consegui juntar seis reais e trinta centavos, o que me encheu de coragem para uma investida. Pensei, que apesar de toda análise antropológica da família champignon e da super valorização de suas terras, se um vidrinho de seu produto custasse mais do que eu tinha conseguido nas escavações arqueológicas no automóvel, o mundo estaria acabando. Isto mesmo meu leitor, o mundo estaria perdido! Seria inadmissível um bando de metidinho a besta meio amarelado, custarem mais do que aqueles meus reais. Entrei na mercearia, firme, decidido, diligente, de longe avistei o Seu Zé extrato de tomate e sua família numerosa, opa! Deveriam estar por perto, quando já estava quase pedindo ajuda, avistei uns potinhos pequenutos, que abrigavam os dito cujos, não é possível que não levarei um negocinho daqueles pra casa? Olhei o preço e... e... O mundo esta salvo! Sim salvo. Pode acordar amanhã e curtir a vida a doidado, pois a não ser que falte água ou todo mundo resolva pular ao mesmo tempo lá na China, ainda compraremos jornal e comeremos cogumelos no domingo.

Nem que seja cortando bem fininho pra render mais.


Gilberto Granato

2 comentários:

Unknown disse...

Ultimamente as notícias têm chegado a mim atrasado. A tecnologia acelerou o mundo e agora se vc não ficar ligado 24 horas nas últimas notícias já é obsoleto. Sem Internet devido à mudança atrasei em 4 dias a grande notícia de que meu amigo havia dado a luz.
Vários tons existem nesta vida, o Tom comediante, o tom músico, o Tom o gato
( de Tom e Jerry), o Tom musical ( que é o intervalo entre uma nota e outra) e agora mais um Tom aparece no cenário. Um Tom do interior que se depender do Pai será um Tom futebolístico - uma pena para o joelho dele já que a genética não está ajudando em nada. Seja Tom futebolístico, musical, humorístico ou cartonístico não importa, ele é o novo Tom na parada; o mais atual e o que com certeza mais surpreenderá nos meses que virão a seguir, ao menos para o papai e a mamãe.
Meus parabéns papai e mamãe. Passaram o tio bad boy no quesito número, mas no quesito velhice eu ainda ganho. Eduquem –no com a sabedoria que estão educando o Otto, com o conhecimento dos grandes mestres e a humildade dos povos da floresta. Com certeza, assim, será logo um dos muitos Tom em destaque no mundo.

Eduardo, Cinthia e Júlia.

Anônimo disse...

...Seus amiguinhos os backyardigans....
Viu tb sei a musiquinha, eu tenho irma mais nova e ela adora!
Jason